Compilação dos Relatórios Militares

Caros pesquisadores,

Em 1977, militares da Aeronáutica foram enviados para enfrentar o desconhecido em alguns municípios do estado do Pará quando luzes estranhas bailavam no céu e pessoas na terra eram alvos de feixes de luz que causavam queimaduras e outros efeitos físicos e psicológicos, numa missão que ficou mundialmente conhecida como Operação Prato.

Diversos relatórios foram produzidos e alguns deles encontram-se hoje liberados ao público podendo ser facilmente encontrados na internet estando também disponíveis neste site na sessão “Documentos”.

Entretanto, para aquele que deseja simplesmente conhecer a história ou para quem deseja examinar minuciosamente os detalhes na busca de uma explicação para esse extraordinário fenômeno, acaba encontrando alguma dificuldade por conta da dispersão de informações pelos diversos relatórios.

O objetivo deste trabalho é facilitar ao leitor tanto a leitura quanto o entendimento do dia a dia dos militares em sua missão apresentando os eventos descritos por eles em ordem cronológica e de forma agrupada. Assim, todos os registros feitos pelos militares para um mesmo evento e que, por vezes, aparecem descritos em vários relatórios serão aqui mostrados juntos.

Alguns desenhos que não puderam ser vinculados com seu respectivo evento foram deixados de fora desse trabalho. Erros podem ter sido cometidos e devem ser perdoados.

Contamos com a colaboração de todos no aperfeiçoamento constante deste trabalho enviando suas críticas, elogios e sugestões para: contato@operacaoprato.com

Boa pesquisa!

Download do documento completo