JORNAIS DA ÉPOCA – MARANHÃO

Entre abril e julho de 1977, foram alguns municípios maranhenses e sua população os primeiros a sofrerem com o aparecimento noturno de luzes misteriosas no céu que, segundo relato das vítimas, desferiam feixes de luz que causavam queimaduras e vários outros efeitos físicos e psicológicos. Esses fenômenos posteriormente migraram para o estado do Pará onde ficaram conhecidos como “chupa-chupa”.

Entretanto, foi com a morte de um pescador, num evento conhecido como “o mistério da ilha dos Caranguejos” que houve um maior interesse da imprensa maranhense em cobrir esses estranhos acontecimentos.

A partir de maio, os jornais: Pequeno, O Imparcial e O Estado do Maranhão começaram a enviar seus profissionais até os municípios afligidos para entrevistar as vítimas e autoridades com o objetivo de descobrirem o que de fato estava ocorrendo.

Vejam na imagem abaixo as localidades e municípios em que a imprensa local esteve presente fazendo a cobertura dos acontecimentos.

Localidades onde houveram aparições de fenômenos ufológicos no Maranhão durante a onda de 1977.

Caro pesquisador, agora você pode ter acesso a quase todo esse material produzido pela imprensa na época em que ele ocorria!

Organizamos cronologicamente as edições disponíveis por jornal, ampliando os textos e imagens com seu conteúdo integral de forma a facilitar a leitura e o entendimento.

Boa leitura e pesquisa!

Para acessar basta clicar nos links abaixo:

Jornal O Estado do Maranhão

Jornal O Imparcial

Jornal Pequeno

Disponibilizamos também, para download, os jornais e reportagens originais:

Jornais Originais – Maranhão