JORNAIS DA ÉPOCA – OUTROS

No final da década de 70, especialmente no ano de 1977, estranhos fenômenos de luzes misteriosas que geralmente surgiam no céu noturno e que, segundo relato das vítimas, desferiam feixes luminosos que causavam queimaduras e vários outros efeitos físicos e psicológicos assolavam alguns municípios dos Estados do Maranhão e, posteriormente, do Pará.

“Aparelho”; “Luz vampira” e “chupa-chupa” eram algumas denominações que os ribeirinhos davam para esses “objetos”.

Diante do quadro de pavor da população que aumentava a cada dia, a imprensa desses dois estados iniciou uma cobertura jornalística enviando seus profissionais até os locais afligidos para entrevistar as vítimas e autoridades com o objetivo de descobrirem o que de fato estava ocorrendo.

Embora tenha havido pouca divulgação, especialmente no centro-sul do país, esses estranhos eventos não passaram despercebidos pela imprensa de outros Estados brasileiros.

Caro pesquisador, agora você pode ter acesso a quase todo esse material produzido pela imprensa na época em que ele ocorria!

Organizamos cronologicamente as edições disponíveis por jornal, ampliando os textos e imagens com seu conteúdo integral de forma a facilitar a leitura e o entendimento.

Boa leitura e pesquisa!

Para acessar basta clicar no link abaixo:

Jornais da época – outros Estados

Disponibilizamos também, para download, os jornais e reportagens originais:

Jornais Originais – Outros Estados