JORNAIS DA ÉPOCA – PARÁ

Por volta de julho de 1977, os estranhos fenômenos que afligiam a baixada maranhense começaram a ocorrer em algumas localidades paraenses. Luzes misteriosas que geralmente surgiam no céu noturno e que, segundo relato das vítimas, desferiam feixes luminosos que causavam queimaduras e vários outros efeitos físicos e psicológicos começaram a se tornar freqüentes na região.

“Aparelho”; “Luz vampira” e “chupa-chupa” eram algumas denominações que os ribeirinhos davam para esses “objetos”. Cidades e povoados como: Viseu, Vigia de Nazaré, Santo Antônio do Tauá, Santo Antônio do Ubintuba, Mosqueiro, Baía do Sol e Colares, a mais famosa por conta da Operação Prato, foram algumas das localidades mais atingidas.

Localidades onde houveram aparições de fenômenos ufológicos no Pará durante a onda de 1977.

Diante do quadro de pavor da população que aumentava a cada dia, a imprensa paraense iniciou sua cobertura jornalística. Jornais como: O Liberal; A Província do Pará e O Estado do Pará começaram a enviar seus profissionais até os locais afligidos para entrevistar as vítimas e autoridades com o objetivo de descobrirem o que de fato estava ocorrendo.

Embora os militares da época tenham criticado o papel da imprensa local impondo-lhes a responsabilidade pelo clima de histeria da população, entendemos que ela teve um papel decisivo na difusão dos fatos como os conhecemos hoje. Jornalistas como: Carlos Mendes, Álvaro Martins, Biamir Siqueira, José Ribamar dos Prazeres e tantos outros têm seus nomes gravados nesta história e nosso reconhecimento.

Caro pesquisador, agora você pode ter acesso a quase todo esse material produzido pela imprensa na época em que ele ocorria!

Organizamos cronologicamente as edições disponíveis por jornal, ampliando os textos e imagens com seu conteúdo integral de forma a facilitar a leitura e o entendimento.

Boa leitura e pesquisa!

Para acessar basta clicar nos links abaixo:

Jornal O Liberal

Jornal O Estado do Pará

Jornal A Província do Pará

Disponibilizamos também, para download, os jornais e reportagens originais:

Jornais Originais – Pará