JORNAIS PÓS 1977/78

Jornais Pós 1977 e 1978 – Estado do Pará

Em julho de 1977, luzes misteriosas que geralmente surgiam no céu noturno e que, segundo relato das vítimas, desferiam feixes luminosos que causavam queimaduras e vários outros efeitos físicos e psicológicos começaram a se tornar freqüentes em algumas localidades paraenses.

“Aparelho”; “Luz vampira” e “chupa-chupa” eram algumas denominações que os ribeirinhos davam para esses “objetos” que causavam pânico na população desses locais.

Diante do quadro de pavor instalado, militares da Aeronáutica partiram em missão para tentar desvendar esses estranhos fenômenos. Mas eles não foram os únicos interessados! A mídia paraense, especialmente os jornais da capital enviaram seus jornalistas e demais profissionais para registrar e também tentar investigar esse mistério sendo que muitas matérias foram publicadas nos anos de 1977 e 1978 sobre o assunto (disponíveis aqui).

Entretanto, após 1978, com a queda substancial no número de avistamentos e vítimas o interesse da imprensa também diminuiu, porém, não se encerrou.

Nos anos seguintes diversas matérias continuaram sendo publicadas pelos jornais do estado do Pará tendo o misterioso “chupa-chupa” como tema ou mesmo sendo citado em comparação a novos avistamentos.

Caro pesquisador, agora você pode ter acesso a quase todo esse material produzido nos anos seguintes pela imprensa paraense!

Para acessar os jornais do Pará basta clicar no link abaixo:

Jornais Pós 1977/78 – Pará

 

Jornais Pós 1977 e 1978 – Outros Estados

Embora tenha havido pouca divulgação, especialmente no centro-sul do país, esses estranhos eventos também não passaram despercebidos pela imprensa de outros estados brasileiros que também publicaram reportagens relacionadas ao fenômeno Chupa-Chupa em 1977 e 1978 (disponíveis aqui).

Mesmo passado alguns anos, a imprensa de outros estados continuou publicando matérias relacionadas aos estranhos fenômenos de 77/78.

Confira no link abaixo a cobertura jornalística pelo Brasil:

Jornais Pós 1977/78 – Outros Estados

Boa leitura e pesquisa!